segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A Reciclagem

A reciclagem é umas das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui directamente para a conservação do meio ambiente. Ela trata o lixo como matéria-prima que é reaproveitada para fazer novos produtos e traz benefícios para todos, como a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extracção de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos a respeito do destino do lixo.

Qual a sua importância?

O papel tem origem na celulose dos vegetais, nomeadamente o eucalipto, o pinheiro e a acácia. Por cada tonelada de papel reciclada evita-se o abate de 20 árvores, economiza-se 71% de energia eléctrica, 90% de água e 74% de poluição do ar.

O plástico apresenta um tempo médio de decomposição entre os 200 e os 500 anos (dependendo da sua constituição química). Acrescendo ainda o facto da grande maioria dos plásticos serem fabricados a partir do petróleo, que é altamente tóxico e poluente, é imperativa a aposta na sua reciclagem.

Os metais são obtidos a partir dos elementos presentes na terra que fazem parte dos recursos não renováveis.

O alumínio demora cerca de 500 anos para se decompor, sendo, por isso, necessária a sua reciclagem.

O vidro é fabricado a partir de areia, calcário, soda cáustica e cacos de vidro. Por cada tonelada de vidro reciclado economiza-se cerca de1300 kg de areia, diminui-se a poluição atmosférica e hídrica.

As pilhas e acumuladores contém inúmeros materiais tóxicos e perigosos que podem provocar poluição ao nível dos solos e das águas subterrâneas, podendo ainda provocar no homem doenças gravíssimas, como o cancro. Como tal, ao reciclar as pilhas estamos a recuperar compostos químicos que podem voltar a ser utilizados no fabrico de novos materiais.


Vantagens da reciclagem

Ao colocarmos as embalagens separadas correctamente dentro dos contentores de Ecoponto, estamos a viabilizar a reciclagem das mesmas. Este pequeno, mas grandioso gesto permite que o meio ambiente e humano beneficie:
  • Preservação dos recursos naturais;
  • Economia na produção de matérias-primas;
  • Redução de quantidade de resíduos que irão para os aterros sanitários;
  • Melhoria da qualidade ambiental.

Como Reciclar?

Quase tudo, em matéria de embalagens, pode ser reciclado: o plástico, o metal, a madeira, o vidro e o papel.

O primeiro passo é separar as embalagens usadas e cuidar delas. Da mesma forma como no fim de uma é preciso lavar a loiça para que a casa fique limpa e arrumada, é também preciso tratar das embalagens vazias para que a terra fique limpa.

  • Escorre e despeja todo o conteúdo das embalagens e passa-as por água.
  • Sempre que possível espalma para que ocupem menos espaço.
  • Retira tampas e rolhas, pois podem ser de materiais diferentes da embalagem que veda.
  • Por último é só colocar no ecoponto correspondente.

2 comentários:

  1. Gostaria de colocar uma questão: o que acham que se faz na vossa escola em termos de reciclagem? Acham que se podia fazer mais? Se sim, o quê?

    ResponderEliminar
  2. A nossa escola dispõe de vários ecopontos “improvisados”, pois estes recipientes são caixotes do lixo pintados por outros alunos em anos anteriores. Apesar disso alguns alunos desrespeitam as “três cores” misturando vários tipos de lixo no mesmo ecoponto.

    ResponderEliminar